O que é fitagem? Glossário dos cachos

by - terça-feira, julho 19, 2016

Sabe aqueles termos em que geralmente pessoas com os cabelos cacheados/crespos sempre falam e você não entende nada? Nesse post nós resolvemos falar sobre eles! fitagem, transição, big chop... o que significam e o que eles podem te ajudar com o seu cabelo?

Ultimamente tenho falado muito sobre cachos, tanto aqui no blog quanto nos meus dias em conversas informais, mas, o que sempre reparei é que no embalo da conversa, no meio de qual creme de tratamento ou qual o melhor finalizador, alguém sempre me perguntava o que é o day after ou o que é fitagem ou um cabelo tipo 4.

Pensando nessas pessoas que não estão habituadas com esses termos, fizemos um glossário dos cachos. Vamos explicar os principais termos para que mais pessoas possam conhecer técnicas, o tipo de cabelo e procurar por informações na internet, vamos lá?
- Tipo de cabelo
Essa deve ser a maior dúvida das pessoas quando elas começam a descobrir o seu cabelo, qual o meu tipo de cacho? 
Os cabelos cacheados são separados por três categorias: 2, 3 e 4
Dessas três categorias existem as subcategorias em cada uma delas, essas que são separadas por letras: A, B, C 
Formando: 2a 2b 2c - 3a 3b 3c - 4a 4b 4c

Os cabelos do tipo 2 são cabelos ondulados, com curvaturas mais leves, as curvaturas vão aumentando de acordo com as subcategorias, o cabelo 2c é mais ondulado do que o cabelo do tipo 2a, entendeu? Vamos ilustrar essa teoria toda.
Como da pra ver na ilustração, um cabelo do tipo 4 é a categoria dos cabelos crespos e o cabelo 4c é o cabelo mais crespo que existe. Claro que essas texturas podem variar na mesma cabeça. Acredito que o tipo do meu cabelo seja o 4a, ele é crespo, forma cachos mais fechados e menores.

Comentem aqui em baixo quando o tipo dos seus cachos

Big chop
O big chop já foi comentado algumas vezes aqui no blog, ele é o último corte que tira a química do seu cabelo. Quando o big chop é feito, se tira toda parte lisa ou a parte que ainda está com relaxamento, deixando os fios 100% naturais. Já fizemos um post sobre o meu big chop aqui

Fitagem
A fitagem é a queridinha das cacheadas, sem ela os nossos cachos estariam com um pouco menos de definição. Ela é um método de finalização do cabelo, em que se passa o creme de pentear e junto se penteia o cabelo com os dedos. Esse processo faz formar pequenas mechinhas (as fitas) que quando secam formam cachos

Umectação
Umectação capilar é basicamente umedecer os cabelos com óleos vegetais, para que eles fiquem nutridos e saudáveis. Umectar os fios com óleos ajudam na reposição de nutrientes, deixa o cabelo mais hidratado, com menos frizz. Tem um post com mais detalhes aqui Os óleos mais indicados para realizar o processo são: óleo de coco, azeite de oliva e argan.

No pow - low poo
É um termo que se tornou muito popular por ser uma técnica de tratamento que prioriza um método menos agressor na limpeza dos cabelos, optando por não usar produtos que contenham sulfato, parabenos e petrolatos. A prática low poo, defende o uso de shampoos mais leves e que não agridam a fibra e os nutrientes capilares. Já o now pow é abolição dos shampoos, mesmo os mais leves, optando pela lavagem co-whash

Co- wash 
A técnica é baseada em lavar os cabelos com condicionador, condicionador que não tenha nenhum dos componentes citados no método no/low pow.
E se você ainda tem dúvidas sobre algum termo, esse post está dividido em dois, e lá no blog da Yuli Balzak tem mais alguns que você pode se interessar, tem dicas de técnicas, explicações, e algumas inspirações. Espero que tenham gostado desse post, um beijo e até a próxima! 

You May Also Like

0 comentários