Decoração: Filtro dos sonhos

by - quarta-feira, abril 27, 2016

Estava olhando algumas fotos aleatórias na internet sobre diferentes estilos de decoração, quando me vi apaixonada por acessórios mais artesanais, e logo me deparei com os filtros dos sonhos, então resolvi trazer algumas algumas fotos dos filtros com as composições que mais gostei para esse post.
Com certeza você já viu um desses, seja em uma decoração, uma ilustração, enfim... os filtros dos sonhos tomaram espaços em decoração de vários ambientes, quarto, escritório, virou tatuagem e muito mais. Apesar do nome revelar seu significado, muitas pessoas ainda não sabem a origem e a simbologia desse amuleto.

De nome original “dream catcher” (apanhador de sonhos), o objeto é um instrumento que atrai bons sonhos, motivo pelo qual é colocado principalmente no quarto e que normalmente deve ficar onde a luz bata de manhã.
A origem para tal significado provém de diversas lendas e crenças: Dentre as fontes mais aceitas, reza a história dos nativos americanos, de onde o instrumento vem, que a “Grande Aranha” tece a teia do universo, criadora da energias da existência. Em um episódio, a tal aranha se comunicou com uma linguagem sagrada, tecendo uma teia com cipó, cabelos de cavalo e oferendas. Durante o processo de construção da teia, ela falou sobre o ciclo da vida, e das boas e más forças que atuam nesse tempo. Entregando o objeto ao índio, ela explicou que o centro da teia representaria o ciclo da vida, sendo que enquanto balança ao vento, captura os sonhos ainda no ar, partindo do princípio que os bons sonhos sabem seu destino e vão até ele, enquanto os maus sonhos ficam presos na teia e desaparecem na primeira luz do dia.
O instrumento é uma mandala, que segundo Jung, é a própria alma humana, simbolizando diversas situações da vida A pena no centro simboliza o ar. Tudo que é coloca ao Filtro possui um significado.

Por toda a simbologia e poder que o Filtros dos Sonhos envolve, o mais legal é que você mesmo faça a sua teia com seu ritual e desejos, tecendo seus significados para o instrumento.
Eu gostei muito do significado nunca poderia imaginar que esse simples acessório poderia ter uma história como essa. E aí vocês gostaram? Esse post ficou um pouquinho longo, mas achei interessante trazer a história do objeto pra vocês. Se vocês gostaram desse post comentem aqui em baixo, um beijo e até a próxima!

You May Also Like

0 comentários