William e Catherine ganham título de duques de Cambridge

by - sexta-feira, abril 29, 2011

Cerimônia na Abadia de Westminster começou pouco após as 7h (Foto: Martin Meissner/AP)
O príncipe William e Catherine casaram-se nesta sexta-feira (29) na Abadia de Westminster, em Londres, em cerimônia testemunhada por milhões de espectadores em todo o mundo pela televisão. Os novos duques de Cambridge anunciaram o "sim" no altar principal da abadia, e foram declarados marido e mulher pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams.


Previamente, os noivos prometeram se "amar, confortar e honrar" nos votos matrimoniais que trocaram no altar, e o príncipe William pôs no dedo de sua noiva uma aliança de ouro dada pela rainha Elizabeth II, procedente de uma mina do País de Gales, como estabelece a tradição da monarquia britânica. O casal utilizou para a ocasião a cerimônia prevista na Série Um do Livro de Oração Comum da Igreja da Inglaterra.
Às 11h14 locais (7h14 de Brasília), Catherine se tornou oficialmente a duquesa de Cambridge. Mais cedo, William recebeu de Elizabeth II o título de duque. Todos os olhos estavam voltados a uma nitidamente emocionada Catherine, vestida com um elegante vestido cor marfim, desenhado por Sarah Burton para a grife Alexander McQueen.
O casal sorriu e se olhou constantemente enquanto trocavam os votos matrimoniais, acompanhados pelo príncipe Harry, irmão de William e padrinho do casamento, e Michael Middleton, pai de Catherine.
A cerimônia transcorreu com precisão matemática. O detalhe curioso ocorrido no altar foi quando William teve dificuldades para pôr o anel no dedo de sua esposa. Por sinal, o príncipe não usará aliança.
O "sim" foi recebido com júbilo em todo o país, onde milhões de pessoas acompanham nas ruas e em seus lares aquele que foi declarado como "o principal casamento do século XXI".
Músicas no altar
Durante a cerimônia foram ouvidos temas de famosos compositores britânicos do século XX como Edward Elgar, Vaughan Williams e Benjamin Britten. William e Catherine quiseram lembrar o casamento em 2005 do príncipe Charles e Camilla, a duquesa da Cornualha, incluindo uma composição de Maxwell Davies, intituladaFarewell to Stromness, que foi utilizada naquela cerimônia.
Catherine quis também incluir uma popular canção intitulada Greensleeves, à que fez referência William Shakespeare em sua comédia "As alegres comadres de Windsor". O toque de modernidade foi dado por uma fanfarra especial intitulada Valiant and Brave, lema do esquadrão de busca e resgate da Royal Air Force ao qual pertence o príncipe de Gales.
A fanfarra, de meio minuto de duração, foi interpretada por sete trombetas e um tambor da banda da Royal Air Force no momento no qual os recém-casados iniciaram seu caminho em direção à saída pela Grande Portão Ocidental da abadia. A comitiva nupcial se dirigiu ao palácio de Buckingham, onde está previsto que o casal acene para a multidão. Este é outro momento esperado com grande ansiedade pelo público, que deverá ver o beijo dos duques de Cambridge

You May Also Like

0 comentários